O Jeito Certo De Criar Conteúdo Para As Redes Sociais

Criar conteúdo para as redes sociais não é uma prioridade na rotina para boa parte dos empreendedores… 

Nós sabemos que muitas pessoas trabalham sozinhas no Ecommerce e precisam cuidar de TUDO… Desde o atendimento ao cliente até o empacotamento e envio dos pedidos. 

Por conta disso, as redes sociais ficam de lado…

Para dificultar ainda mais a situação, há outro fator que atrapalha bastante a criação de conteúdo… o método utilizado

Pode ser que você simplesmente não tenha uma metodologia e apenas crie conteúdos aleatórios quando dá na telha… 

Mas, infelizmente, isso não traz resultados para o seu negócio.

Se você realmente quer criar conteúdo nas redes sociais para atrair, engajar e converter mais, é necessário ter um método e o seguir diariamente.

Mas qual caminho seguir?

É sobre isso que vamos falar neste artigo… 

O Método de Criação de Conteúdo do EnP

O método que vamos apresentar aqui não é uma fórmula mágica que vai mudar o seu negócio de uma hora para outra, mas é um caminho para você seguir e conquistar mais clientes a médio e longo prazo… 

“Ah, mas como vou saber se o tempo que vou investir nisso realmente vai trazer resultado?”

Nós utilizamos esse método aqui no EnP e pode acreditar: dá muito certo!

E por isso resolvemos compartilhar com você! Ou seja, não precisa se preocupar… É só você fazer tudo certinho seguindo o nosso passo a passo.

Assim, para facilitar o seu entendimento, dividimos o método em duas partes, uma geral e outra mais específica…

Na parte geral, vamos analisar a comunicação da empresa com a audiência… Pare agora mesmo e pense: como você se comunica com os seguidores? Você tem conhecimento o suficiente para criar um conteúdo de qualidade?

Para saber disso, responda às seguintes perguntas: 

  • Com quem você está falando? (Persona)
  • O que você vende? (Produto)
  • Como você se comunica? 

Respondendo a todas essas perguntas, você entende qual é a linha editorial da sua empresa.

Vale ressaltar que o mais importante desses 3 tópicos é entender qual é a sua persona de fato. Quanto mais informações você tiver sobre o seu consumidor ideal, mais fácil fica de criar conteúdos que se conectem com o seu verdadeiro público.

Então, se você ainda não definiu uma persona ou não se aprofundou muito nesse aspecto, recomendamos que separe um tempo da sua rotina para fazer essa pesquisa sobre o seu público. 

Após ter a sua persona bem definida, você precisa saber como a sua marca se comunica com a sua audiência.

Para isso, vamos fazer um exercício bem simples… 

Escolha 5 temáticas que você pode abordar de forma geral e que tenha relação com a sua empresa e a sua audiência. 

Depois de escolher esses temas mais abrangentes, escolha mais 5 temas específicos para cada um deles. Assim, você já tem uma boa ideia de temas que podem ser abordados nas redes sociais…

Agora vamos para a parte mais específica falar mais sobre o post em si… O que o seu conteúdo precisa ser/ter? 

Listamos 4 tópicos muito importantes para você lembrar toda vez que for criar conteúdo para as redes sociais. 

Usando cada um deles, o seu post com certeza fará sucesso nos seus canais de comunicação…

Vamos à lista: 

1- Objetividade é a chave para atrair pessoas

Precisamos ser o mais objetivo possível quando pensamos em post de conteúdo,  mas isso não quer dizer que as legendas dos seus posts precisam ser resumidas a uma frase. 

Você pode escrever mais e usar todos os caracteres do post, mas só se realmente for necessário. 

Por exemplo: existem assuntos que são mais densos e precisam ser mais aprofundados para que a mensagem seja passada de forma clara e direta (vamos falar mais sobre isso no próximo tópico). 

Então, é necessário escrever mais para que as pessoas entendam. Por outro lado, existem conteúdos que com apenas um parágrafo você consegue transmitir a mensagem que deseja.

Você precisa saber distinguir esses dois tipos de comunicação com base no objetivo do conteúdo… 

Afinal, o objetivo é o que vai direcionar a comunicação e também vai determinar a métrica na qual você terá que consultar para saber se o desempenho dele foi bom ou ruim. 

Exemplo: o objetivo do seu post é aumentar a sua audiência no Instagram. Sabendo disso, você consegue definir qual é a métrica que será analisada para entender o rendimento desse post.

2- Tenha uma Mensagem clara e bem definida

Após definir o objetivo, você precisa pensar qual é a mensagem que quer transmitir com este post.  

Pode parecer que estamos falando de posts motivacionais, mas não é bem por aí… Todo post tem uma mensagem por trás, seja de vendas ou de engajamento.

Para você entender melhor, vamos exemplificar: imagine que você quer criar um post sobre como cuidar da pele em 5 passos (supondo que a sua empresa venda produtos desse nicho). 

Qual é a mensagem que você vai passar com esse post? Basicamente, você vai mostrar os benefícios de cuidar da pele e como fazer isso. 

Aliás, você deve incluir também um dos seus produtos de forma bem leve dentro do conteúdo. Mas lembrando que a mensagem principal são os cuidados com a pele.

Você pode até fazer um esboço no papel sobre a mensagem que você vai passar na legenda ou na imagem do post. Isso vai te ajudar a enxergar melhor as suas ideias. 

3- Escolha os melhores Canais de Comunicação para postar

Nesse momento, é importante escolher o canal de comunicação que mais tenha relação com o seu público. Esse vai ser o seu canal principal para postar os seus conteúdos… 

Vamos supor que você gravou um conteúdo muito bom para o Youtube. Você pode usar esse mesmo conteúdo em outros canais, apenas replicando em outros formatos (reels, stories, status, feed) da melhor maneira possível. 

Mas você pode também ter várias redes sociais diferentes e criar conteúdos distintos para cada uma delas, atingindo públicos com vários tipos de comunicação…

Dizemos isso porque, um post criado para o Twitter, por exemplo, não tem a mesma linguagem do que um post criado para o Linkedin. 

Então, usando essa estratégia, você consegue adaptar a sua comunicação a cada uma das linguagens das redes sociais para alcançar mais pessoas. 

4- Impulsione os seus conteúdos para alcançar mais pessoas

Nessa etapa, você vai utilizar os gatilhos mentais para de fato transmitir o que você quer que a pessoa faça depois de consumir o seu conteúdo. Ou seja, você quer que ela compre o seu produto, baixe uma isca, forneça um contato, etc.

Assim, usando os gatilhos mentais do jeito certo, você vai impulsionar e potencializar o seu conteúdo!  

Além dos gatilhos, há uma forma mais técnica de impulsionar os seus conteúdos, que é através de anúncios nas redes sociais

Os anúncios vão ajudar bastante, principalmente se o objetivo do seu post for atrair mais pessoas para dentro da sua loja. 

E você pode fazer anúncios em praticamente todas as redes sociais, mas é sempre bom apostar nas que já fazem sucesso, como Instagram e Facebook. 

Utilizar esse método vai te auxiliar a perder menos tempo na criação de conteúdo e ainda te ajuda a criar bons posts que realmente atraem, envolvem e convertem! 

Mas não adianta nada você postar hoje e outro daqui a 10 dias… Conteúdo nas redes sociais precisa de CONSTÂNCIA.

Por isso, recomendamos que você crie um plano de conteúdo de 15 dias a 1 mês de conteúdo seguindo a construção de ideias desse vídeo. 

Quer saber como montar esse plano? Fique atento ao próximo tópico…

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