5 Passos para aumentar a Retenção de clientes
1- Tenha um propósito claro
Qual é o propósito da sua empresa? Já parou para pensar nisso? Se a resposta for não, chegou a hora de definir o propósito da sua empresa.
É muito mais fácil transformar o seu público em clientes fiéis quando você tem um propósito por trás.
E o propósito vai além dos princípios da empresa ou de ações sociais que você faz…
Estamos falando da rotina da empresa, como você motiva os colaboradores, a forma como vende os produtos, como eles são feitos…
Tudo isso faz parte de um propósito!
Faça com que as pessoas vistam a sua causa como empresa. Quando o seu cliente entende o seu propósito e concorda com ele, dificilmente vai ficar em dúvida no momento de comprar o seu produto.
Inclusive, as chances da sua marca ser a primeira a ser lembrada são bem maiores quando o cliente entende o seu propósito…
2- Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento é um conjunto de ações que a sua empresa pode tomar como forma de manter um bom relacionamento com os clientes.
Na verdade, o maior objetivo é transformá-los em verdadeiros fãs da sua marca!
Mas como fazer isso?
Geralmente, há algumas ações que geram benefícios para os clientes, como:
- Frete grátis;
- Descontos;
- Cartão fidelidade;
- Brindes;
- Mensagens de parabéns no aniversário;
- Pesquisa de satisfação.
Vale ressaltar que não é qualquer benefício que vai fazer o seu cliente ser fiel a sua marca. Essa estratégia precisa ser muito bem planejada e feita de forma consciente para não trazer prejuízo para a sua empresa.
3- Personalização do Atendimento
Essa é uma ótima estratégia para quem tem chat em loja virtual, mas também serve para mensagens nas redes sociais, marketplaces, e-mail marketing…
Sabe quando a empresa se refere a você pelo seu próprio nome logo no título do e-mail?
Exemplo: Oi, Maria! Nós temos um desconto para você…
Chama mais atenção do que apenas chegar falando do desconto, porque já gerou uma proximidade…
Isso é a personalização do atendimento!
As pessoas acabam se sentindo mais próximas à empresa quando o atendimento é personalizado e mais humanizado…
Desse modo, você vai oferecer a melhor experiência de compra possível ao cliente!
4- Exclusividade
Faça com que o seu cliente se sinta exclusivo! A ideia é que você ofereça um tratamento VIP para que ele não pense em outra marca quando o assunto for o seu produto…
Estratégias de posicionamento de marca são ótimas para aliar com a exclusividade, por exemplo…
Na prática, os bancos possuem uma estratégia bem clara de exclusividade ao oferecer cartões black para clientes que mais usam os seus produtos.
É um tipo de bonificação para dar um senso de comunidade e exclusividade ao seu cliente.
Não é sempre que você encontra uma pessoa com um cartão black por aí, não é mesmo? Isso gera exclusividade e escassez, pois são poucos que conseguem esse benefício.
E saiba que essa estratégia funciona também para outros nichos de mercado e não apenas para os bancos…
Exemplo: você pode simplesmente criar um grupo no Whatsapp ou no Telegram com conteúdos e promoções exclusivas para os seus clientes que estão por lá.
5- Superar as expectativas dos clientes
Ao pé da letra é dar mais do que o seu cliente está esperando… E isso pode ser algo bem simples como uma cartinha escrita a mão agradecendo a preferência, um brinde, um cupom de desconto dentro do pacote…
Até mesmo um bombom pode surpreender o cliente ao abrir o pacote da compra.
Seja qual for a sua escolha, a pessoa vai se sentir especial, vai comprar novamente de você e ainda recomendar a sua marca para amigos e familiares.
Muitas pessoas ficam bem felizes ao receber algo a mais e acabam fazendo um story no Instagram marcando o @ da loja para agradecer…
Além de fidelizar, você atrai novos clientes!
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