5 Passos para aumentar a Retenção de clientes 

1- Tenha um propósito claro

Qual é o propósito da sua empresa? Já parou para pensar nisso? Se a resposta for não, chegou a hora de definir o propósito da sua empresa. 

É muito mais fácil transformar o seu público em clientes fiéis quando você tem um propósito por trás. 

E o propósito vai além dos princípios da empresa ou de ações sociais que você faz…

Estamos falando da rotina da empresa, como você motiva os colaboradores, a forma como vende os produtos, como eles são feitos… 

Tudo isso faz parte de um propósito! 

Faça com que as pessoas vistam a sua causa como empresa. Quando o seu cliente entende o seu propósito e concorda com ele, dificilmente vai ficar em dúvida no momento de comprar o seu produto.

Inclusive, as chances da sua marca ser a primeira a ser lembrada são bem maiores quando o cliente entende o seu propósito… 

2- Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é um conjunto de ações que a sua empresa pode tomar como forma de manter um bom relacionamento com os clientes. 

Na verdade, o maior objetivo é transformá-los em verdadeiros fãs da sua marca! 

Mas como fazer isso?

Geralmente, há algumas ações que geram benefícios para os clientes, como:

  • Frete grátis;
  • Descontos;
  • Cartão fidelidade;
  • Brindes;
  • Mensagens de parabéns no aniversário; 
  • Pesquisa de satisfação.

Vale ressaltar que não é qualquer benefício que vai fazer o seu cliente ser fiel a sua marca. Essa estratégia precisa ser muito bem planejada e feita de forma consciente para não trazer prejuízo para a sua empresa.  

3- Personalização do Atendimento

Essa é uma ótima estratégia para quem tem chat em loja virtual, mas também serve para mensagens nas redes sociais, marketplaces, e-mail marketing…

Sabe quando a empresa se refere a você pelo seu próprio nome logo no título do e-mail? 

Exemplo: Oi, Maria! Nós temos um desconto para você

Chama mais atenção do que apenas chegar falando do desconto, porque já gerou uma proximidade… 

Isso é a personalização do atendimento!

As pessoas acabam se sentindo mais próximas à empresa quando o atendimento é personalizado e mais humanizado…

Desse modo, você vai oferecer a melhor experiência de compra possível ao cliente!

4- Exclusividade

Faça com que o seu cliente se sinta exclusivo! A ideia é que você ofereça um tratamento VIP para que ele não pense em outra marca quando o assunto for o seu produto…

Estratégias de posicionamento de marca são ótimas para aliar com a exclusividade, por exemplo…

Na prática, os bancos possuem uma estratégia bem clara de exclusividade ao oferecer cartões black para clientes que mais usam os seus produtos. 

É um tipo de bonificação para dar um senso de comunidade e exclusividade ao seu cliente. 

Não é sempre que você encontra uma pessoa com um cartão black por aí, não é mesmo? Isso gera exclusividade e escassez, pois são poucos que conseguem esse benefício. 

E saiba que essa estratégia funciona também para outros nichos de mercado e não apenas para os bancos… 

Exemplo: você pode simplesmente criar um grupo no Whatsapp ou no Telegram com conteúdos e promoções exclusivas para os seus clientes que estão por lá. 

5- Superar as expectativas dos clientes

Ao pé da letra é dar mais do que o seu cliente está esperando… E isso pode ser algo bem simples como uma cartinha escrita a mão agradecendo a preferência, um brinde, um cupom de desconto dentro do pacote…

Até mesmo um bombom pode surpreender o cliente ao abrir o pacote da compra. 

Seja qual for a sua escolha, a pessoa vai se sentir especial, vai comprar novamente de você e ainda recomendar a sua marca para amigos e familiares.  

Muitas pessoas ficam bem felizes ao receber algo a mais e acabam fazendo um story no Instagram marcando o @ da loja para agradecer… 

Além de fidelizar, você atrai novos clientes! 

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