4 Passos para DOBRAR o seu Ecommerce de Tamanho Em 2021

Agora, você precisa mapear os desafios e as oportunidades que a sua empresa tem para chegar nesse objetivo global. 

Para isso, você pode utilizar uma ferramenta muito recorrente em diversas empresas que é a Matriz SWOT (ou FOFA, como é conhecida aqui no Brasil. 

A Matriz SWOT vai mostrar para você 4 fatores importantes. São eles: 

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Resultado-chave [OKR’s]

O Objectives and Key Results (OKR) é um método de traçar metas e resultados-chave para  verificar se a sua empresa está atingindo todos os objetivos mapeados. 

Para você ter a sua OKR muito bem definida, pegue o objetivo global e divida em 3 partes: faturamento, número de clientes e lucratividade. 

Na prática, funciona assim: se o seu objetivo global é dobrar de tamanho a cada ano e o seu faturamento foi de 1 Milhão neste ano, no próximo você precisa ter estratégias já prontas para conseguir faturar 2 Milhões. 

Então, esse será o seu resultado-chave! 

Para você dobrar de tamanho, é necessário dobrar o faturamento. Logo, sair de 1 Milhão para 2 Milhões é o seu resultado-chave. 

E o mesmo você fará com o número de clientes e com a sua lucratividade. Se você quer dobrar em todos esses pontos, comece a pensar no que deverá ser feito para alcançar esses resultados-chave e, consequentemente, o Objetivo Global.  

OKR’S de Suporte

Em seguida, é o momento de definir as OKR’S de suporte, olhando para os objetivos dos próximos 3 meses. 

Isso porque é daqui que saem os projetos para serem executados, ou seja, o plano de ação. 

Ex: Para conseguir alcançar esses objetivos de 3 meses, é necessário contratar mais pessoas para trabalhar na área de Marketing. 

Se em 3 meses você quiser ter todos os processos da sua empresa otimizados, crie projetos para serem feitos nesse período, selecione os responsáveis por esse projetos e quais serão as atividades dentro deles. 

Esse é um plano de ação completo para você atingir o seu ORK Suporte! 

4- Gestão do Negócio

Não precisamos nem dizer que a Gestão do Negócio é a base para praticamente TUDO o que foi planejado acontecer de verdade.

E isso inclui a gestão financeira, gestão de equipes, processos… Tudo o que for importante para você conseguir alavancar o seu negócio. 

Para fazer uma boa gestão, é necessário mensurar os dados por meio das KPI’s (Indicadores de performance). 

Só com as KPI’s, você realmente saberá a direção pela qual o seu negócio está caminhando. 

Pois, diferente das outras, a KPI é uma métrica bem mais detalhada, que antecipa possíveis problemas e até ajuda a encontrar oportunidades na área de Marketing. 

Essa é uma forma de você planejar algo para saber driblar algum imprevisto ou algo do tipo. 

E assim, você vai garantir a direção e a execução do seu negócio. Para isso, basta seguir os 4 passos que estão nesse artigo… 

Inclusive, esse passo a passo é baseado no Private Circle, Programa Anual Avançado de Aceleração de Negócios. 

Leave a Reply: